
Um homem de 36 anos ficou ferido com um tiro na perna, durante um confronto armado entre duas famílias ocorrido na madrugada desta segunda-feira em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre. A GNR confirmou a ocorrência e assegura que várias pessoas já foram identificadas, embora não haja detenções até ao momento. A investigação passou para a alçada da Polícia Judiciária.
Segundo fonte oficial da Guarda Nacional Republicana, o alerta foi dado por um popular cerca das 01h30 da madrugada, após um tiroteio numa das ruas da cidade. A vítima foi transportada inicialmente para o Centro de Saúde local e, mais tarde, encaminhada para o Hospital de Portalegre, de onde teve alta durante a madrugada.
Apesar da gravidade da situação, a fonte da força de segurança sublinhou que os ferimentos foram considerados ligeiros. A origem do confronto estará relacionada com desavenças entre dois grupos familiares, cenário que elevou o risco de violência num contexto urbano e durante a noite.
“Há várias pessoas identificadas, mas não há detidos neste momento”, indicou a GNR, sublinhando que os contornos do caso estão agora sob competência da Polícia Judiciária, que dará continuidade à investigação criminal. O Comando Sub-Regional de Meios de Socorro e Proteção Civil do Alto Alentejo disse não ter registo desta ocorrência, o que indica que a operação foi exclusivamente gerida pelas autoridades policiais.
Este incidente reacende preocupações sobre a escalada de violência em disputas familiares e o uso de armas de fogo em zonas residenciais, colocando em risco a segurança pública. A cidade de Ponte de Sor, conhecida pela tranquilidade, vê-se assim envolvida num episódio de criminalidade que levanta dúvidas sobre a eficácia dos mecanismos de prevenção e mediação de conflitos.