Deixando de lado o contexto do filme «Her», todos nós que já o vimos gostaríamos de ter um sistema operativo com inteligência artificial incorporada que nos ajudasse em todas as nossas tarefas. A Microsoft aproximou-se um pouco mais desse objetivo.

A partir da versão 1.25071.125 da aplicação Copilot para Windows para o canal Insiders, o assistente de IA tem a capacidade de «ver» a área de trabalho do sistema operativo graças à funcionalidade Vision Desktop Share, permitindo ao utilizador conversar com o Copilot sobre o conteúdo da área de trabalho.

Desta forma, podemos perguntar sobre o conteúdo de uma janela do navegador da web, da folha de cálculo, do bloco de notas ou de um videojogo. Em geral, de qualquer aplicação.

A Microsoft indica que a implementação será progressiva e que nem todos os testadores receberão a melhoria imediatamente, com o objetivo de recolher comentários antes de a estender ao resto da base instalada.

Ao ativar a nova funcionalidade, o que pode ser feito a partir do ícone dos óculos na interface do Copilot e selecionando entre o ambiente de trabalho ou a janela de uma aplicação específica, este analisa o que está a acontecer no ecrã, oferece sugestões e responde a perguntas enquanto o utilizador continua a trabalhar, também no caso de conversas de voz. Da mesma forma, podemos parar a ação pressionando outro botão na interface.

Para obter a atualização da aplicação Copilot no Windows, os utilizadores interessados devem descarregá-la através da Microsoft Store, desde que estejam inscritos no programa Windows Insider.