A COP30 traz uma oportunidade única para destacar objetivos e metas focados em ecossistemas tropicais, povos indígenas, e o papel das florestas na mitigação das mudanças climáticas.
O setor energético é, sem dúvida, um pilar essencial para a economia e segurança de qualquer país. Contudo, nos últimos anos tem vindo a ser um alvo recorrente dos cibercriminosos e grupos com motivações políticas, e 2024 não foi exceção.
Donal Trump, logo nas primeiras horas como presidente, quis mostrar que continua o que sempre foi. Quis sacudir a América, galvanizar os que o endeusam, assustar os adversários.
Paradoxalmente, os mesmos que condenam, e bem, quem faz política tendo por base o aproveitamento de sentimentos de (in)segurança, acabam a desagregar freguesias tendo por base sentimentos territoriais desfasados da realidade global e das necessidades do país.
Atualmente, cerca de um terço das crianças com idades compreendidas entre os cinco e os nove anos apresenta excesso de peso. Destas, 13% sofre de obesidade.
Aqui nesta terra que tão generosamente acolheu o Matuto no seu seio, estamos na ressaca da Primavera, com a sua nitidez mansa. Chegam as chuvas tropicais que aguçam o cheiro da terra nas primeiras gotas gordas que caem do céu.
Todos os não extremistas proclamaram, alguma vez na vida, que o seu modelo de democracia social ou de social-democracia se inspirava no dos países nórdicos.
Se são as pessoas que fazem as comunidades, estas não se esquecem de onde vêm e orgulham-se do sangue que lhe corre nas veias, alimentando o turismo sem se deixarem cair em modernismos bacocos ou alterarem a sua forma de estar.
A esmagadora maioria dos deputados são escolhidos e estão ao serviço dos partidos que os escolhem e os mantêm no Parlamento por fidelidade ao chefe que os escolheu.
A dita IA é treinada pelo humano. Treino esse que consiste na apropriação de dados, dados esses que criam o algoritmo. De forma resumida é isto. Agora, os humanos às vezes alucinam, a IA também.
São cada vez mais os toxicodependentes imigrantes, são cada vez mais os assaltos praticados por eles, e, para que não fiquem dúvidas, são também cada vez mais as empresas que sobrevivem devido à mão de obra imigrante.
Estão já disponíveis os novos Sistemas de Incentivos com o objetivo de impulsionar investimentos que promovam práticas sustentáveis e a transição para uma economia circular.
Apenas com uma abordagem integrada e sensível às reais necessidades dos compradores será possível transformar a habitação num direito acessível a todos e não apenas um privilégio para alguns.
Se as redes sociais é que têm mais poder, afinal, para que servem a ONU, o G7, o G20, a OUA, o MERCOSUL, os mercados emergentes, a OCDE, a UNESCO, a OSCE, a NATO, UE, etc.?