Qual é, então, a qualidade da nossa democracia à luz deste critério? Débil. Muito débil. Dificilmente vivemos em democracia. Ou, na melhor das hipóteses, vivemos numa democracia de segunda ou terceira categoria.
António Horta Salvo, partner da Bull Insurance e sempre ativo no setor, notou a ausência dos principais dirigentes das seguradoras nacionais no 4.º Fórum Nacional de Seguros. E não gostou!
José Hermínio Gomes: Presidente de Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública; Professor da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra; Doutorando na Universidade Católica Por
Já todos nos perguntámos o que acontece aos materiais que sobram de uma obra quando esta termina. São reaproveitados ou simplesmente descartados em aterros?
A expressão “na cauda da Europa”, associada a Portugal com conotações negativas, faz-nos pensar se, em matéria de crime sexuais, somos (fomos) efetivamente um país lento naquilo que é a regra na Europa relativamente à natureza pública deste tipo de crimes.
Tornar a violação um crime público pode ser um projeto bem intencionado, mas na realidade poderá afetar negativamente as vítimas de violência sexual — quem mais precisa de segurança e apoio — retirando-lhes o direito à escolha, à autonomia e ao tempo de que precisam para recuperar do trauma.
Na liderança, a angústia estará sempre à espera para cumprir o seu papel: desgastar, consumir energia, colocar dúvidas... Liderar está longe de ser um processo confortável. Mas talvez seja essa condição que nos faz crescer. Leia o artigo de Rui Lança, director desportivo no Ittihad Club (da Arábia S
Na manhã de quinta-feira, soube-se que o cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal, estará nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e CDS-PP, que decorrem no início desta semana em Évora. O mesmo bispo já esteve em iniciativas de outros partidos e, se uma tal atitude é discutível e passível de opi
O Matuto, observando a cena doméstica, acredita que a Bebel vai arquivando tudo na sua memória afectiva: “os adultos são uns tontos! Eu aqui, feliz da vida, a divulgar o que penso e eles todos admirados. Que criaturas estranhas”
Quando as ondas de calor chegaram este ano, houve entidades a emitir alertas e conselhos sobre hidratação e cuidados a ter. No entanto, foram poucas as notícias a ecoar essa sensibilização tão importante para salvar vidas, sobretudo entre os mais idosos e as pessoas mais vulneráveis.
Se o Benfica quer realmente moldar o futuro dos direitos televisivos, terá de decidir rapidamente se prefere ser arquiteto do novo modelo ou espectador crítico de um resultado que, entretanto, outros irão construir.
A mediação intercultural consiste na intervenção em contextos de coexistência de comunidades culturalmente diversas, com vista à facilitação comunicativa, à integração de minorias e à resolução de possíveis conflitos ditados por diferenças de hábitos, crenças e culturas. Vivemos num mundo que é não
As crises podem fragilizar ou fortalecer as organizações. São momentos que requerem pensamento realista-positivo, foco nas metas/resultados a alcançar, resiliência face à adversidade, capacidade de agregar pessoas.